Na foto, a sede da caixa de assistência ao servidor público municipal de Santos

A situação financeira da Capep será debatida com sua presidenta, Gilvânia Karla Nunes Beltrão Álvares, na ‘live’ do Sindest, no Facebook e Youtube, das 19 às 20 horas desta terça-feira (23).
Capep é a caixa de assistência à saúde do servidor público municipal de Santos. E Sindest é o sindicato dos 12 mil funcionários estatutários e 4 mil aposentados da prefeitura.
O presidente do sindicato, Fábio Marcelo Pimentel, sugere que a categoria participe do programa, por meio do ‘chat’ de mensagens, e faça perguntas à convidada.
Servidora de carreira, Gilvânia falará sobre a história da autarquia, sua condição financeira, dívidas e arrecadações, cirurgias eletivas, hospitais, clínicas e médicos credenciados.
Em 2020, a prefeitura aumentou de 12% para 14% do salário-base a participação dos servidores com a Capep. E diminuiu de 4,5% para 4% da folha de pagamento a contribuição do executivo.

Capep ou
plano de saúde?

A dívida da caixa, que já foi de R$ 18 milhões, hoje está em R$ 12 milhões. Em audiência pública na câmara municipal, em dezembro de 2020, Gilvânia foi elucidativa sobre a situação da autarquia.
Na oportunidade, ela negou a possibilidade da prefeitura substituir a Capep por um plano de saúde privado. Para Fábio, “isso não seria aceito em hipótese alguma pela categoria”.
Na audiência, Gilvânia disse que a Capep está pagando em dia os 157 médicos credenciados. Os seis hospitais, cinco em Santos e um em São Paulo, por sua vez, têm recebido em 30 dias.
As 111 clínicas recebem com atraso de até três meses. A autarquia tem 26.472 mutuários, sendo 16.811 titulares e 9.661 dependentes, com receita anual de R$ 80 milhões e déficit de R$ 690 mil.
A contribuição mensal da prefeitura é de R$ 3 milhões e 200 mil. Os mutuários titulares contribuem dom R$ 2 milhões e 800 mil. E os dependentes, com R$ 950 mil.