O mais antigo sindicalista em atividade na região teve três infartos no
sábado e morreu na madrugada desta segunda-feira

Morreu o presidente do sindicato dos trabalhadores em estabelecimentos e serviços de saúde (Sintrasaúde) de Santos e região, Paulo Pimentel, na madrugada desta segunda-feira (14), aos 82 anos.
O mais antigo sindicalista em atividade na baixada e litoral teve três infartos, no começo da tarde de sábado (12), e foi internado na unidade de terapia intensiva (uti) do hospital Beneficência Portuguesa.
Pimentel começou a militância sindical em 1964. Em 1975, foi eleito presidente do então sindicato dos enfermeiros. Foi vereador (MDB) de 1976 a 1982, exercendo a vice-presidência da câmara entre 1977 e 79 e 81 e 82.
Em novembro passado, foi eleito para mais um mandato de presidente do sindicato e tomaria posse em janeiro de 2021. Em seu lugar, assumirá o vice Ademir Joaquim Irussa.
Também advogado, o dirigente foi juiz classista na terceira junta de conciliação e julgamento da justiça do trabalho em Santos de 1983 a 1986. De 87 a 94, foi juiz do trabalho da segunda região paulista.
Pimentel exercia o cargo de secretário nacional de saúde da NCST (nova central sindical dos trabalhadores do Brasil) e vice-presidente da federação estadual dos trabalhadores em saúde.
Seu filho, Fábio Marcelo Pimentel, presidente do sindicato dos servidores estatutários municipais de Santos (Sindest), lembra que o pai foi simpatizante do PCB (partido comunista) nas décadas de 1960 e 70.
“Foi um dirigente inserido em todas as lutas do sindicalismo por quase 60 anos e viveu intensamente os diversos momentos da história recente do país”, recorda Fábio.
Sempre festivo, Pimentel era dirigente da escola de samba Vila Mathias. Após o velório, no necrotério da Beneficência Portuguesa, o corpo será sepultado no cemitério da Areia Branca, às 15 horas.