Na foto, Fábio Pimentel, presidente do sindicato dos estatutários (Sindest), na assembleia de quinta-feira

Em assembleia na noite desta quinta-feira (7), o sindicato dos servidores municipais estatutários de Santos (Sindest) recusou proposta da prefeitura para o acordo salarial na data-base de fevereiro.
Em negociação na quarta-feira (6), o secretário municipal de gestão, Carlos Teixeira Filho ‘Cacá’, ofereceu reajuste com base no índice nacional de preços ao consumidor amplo (IPCA).
O índice para fevereiro, medido pelo instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE), ainda não foi divulgado, mas tem girado em torno de 4%, com tendência de queda para 3,94% ao longo do ano.
Em assembleia na primeira quinzena de novembro, os servidores reivindicaram correção salarial com base nesse índice, mais 10% de aumento real, alegando que as perdas acumuladas chegam a 90%.
Como a proposta da prefeitura na fala sobre aumento real, a assembleia acatou proposta do presidente do sindicato, Fábio Marcelo Pimentel, de prosseguir com as negociações na semana que vem.
“Se não podem dar 10%, que façam nova proposta”, diz o sindicalista. “Estamos dispostos a negociar e também a encaminhar protestos contra a correção apenas pelo índice inflacionário”.

Cesta-básica e
auxílio-alimentação

O segundo ponto do ofício da prefeitura prevê reajuste de 5% no auxílio-alimentação e na cesta-básica, que hoje correspondem, respectivamente, a R$ 435,16 e R$ 280.
Como a pauta aprovada em novembro reivindica cesta básica de R$ 500, com reajuste mensal, e 30 vales-refeições de R$ 35, a assembleia desta semana autorizou o Sindest a continuar negociando.

Demais pontos
da contraproposta

Os demais itens da proposta da prefeitura, detalhados na assembleia, preveem atendimento a várias reivindicações específicas do Sindest que vêm sendo negociadas anteriormente.
Entre elas, a gratificação para os servidores que atuam nos cemitérios e aos operadores sociais dos serviços de acolhimento, inclusive com revisão de escala.
Mais: reenquadramento dos contadores, administradores e economistas. Estudo para promoção e hora aula para os professores. Reenquadramento funcional dos agentes de zoonoses.
Ainda: pagamento da participação direta no resultado (pdr) de 2017 e 2018. Concurso interno para a guarda municipal. Capacitação dos guardas para trabalharem armados.
Por fim, atendimento preferencial para pagamento de pecúnia aos servidores que requerem o benefício no caso de doenças graves. Pecúnia é o valor de licença-prêmio não gozada.

Ainda não está no ponto de aceitação
Ao final do ofício endereçado a Fábio Pimentel, o secretário ‘Cacá’ se coloca “à disposição para o avanço nas tratativas”. O sindicalista concorda: “Precisamos melhorar a proposta”.
“Ainda não está no ponto de aceitação”, pondera o presidente do sindicato. “Precisam melhorar o índice salarial e aclarar os demais pontos da resposta. Vamos lutar por isso”.
O Sindest representa os dez mil servidores e 5.600 aposentados estatutários admitidos por meio de concurso público. “Temos a força necessária para vencer a batalha”, finaliza Fábio.

Sindicato dos Servidores Estatutários Municipais de Santos (Sindest, filiado à Fupesp e NCST).
Avenida Afonso Pena, 123, Macuco, Santos, contato@sindest.com.br.