O prefeito de Santos e seu secretário municipal de gestão, Paulo Alexandre Barbosa e Carlos Teixeira Filho ‘Cacá’ (PSDB), não respeitam os 12 mil servidores e 5.600 aposentados. Os dois são também antiéticos com o sindicato dos servidores estatutários (Sindest). O desabafo é de seu presidente, Fábio Marcelo Pimentel, que se diz “indignado”. O motivo é que ambos acharam melhor anunciar pela imprensa a proposta de reajuste salarial para data-base de fevereiro. “O decente seria comunicar o índice primeiro ao sindicato”, reclama ele. Para Fábio, “além do valor irrisório de 3,7%, muito abaixo da necessidade do pessoal, a administração pública passa a informação pelo canal errado, menosprezando o funcionalismo e o sindicato”. “Se pelo menos o restante da proposta da prefeitura atender as demais reivindicações da categoria, teremos o que discutir. Mas duvido”, avalia o sindicalista. Isso ele saberá na quarta-feira (6), quando Cacá deverá apresentar ao sindicato, às 15 horas, no paço, a íntegra da contraproposta. Na quinta-feira (7), às 19 horas, ela será debatida na assembleia dos servidores. Fábio lamenta que, apesar de a prefeitura ter recebido as reivindicações na primeira quinzena de novembro, só na quarta-feira, passados seis dias da data-base, apresentará sua resposta. “A presença da categoria na assembleia é fundamental para a pressão que faremos em seguida. Até agora, a proposta é ridícula. Temos que decidir o que fazer diante dessa migalha”, defende o dirigente. Oficiais administrativos Na sexta-feira (1), Fábio esteve com um grupo de oficiais administrativos, um dos maiores segmentos do funcionalismo, no gabinete do presidente da câmara, Rui de Rosis (MDB). O sindicalista explica que na reunião, com presença também do vereador Fabrício Cardoso (PSB), os oficiais organizaram a continuidade da luta por melhoria no plano de carreira. Segundo Fábio, “a campanha desses servidores tem quase dez anos e precisa de um desfecho. Uma categoria importante como essa merece respeito. Eles estão dispostos a lutar por isso”.