Na foto, deputado Orlando Silva, sindicalista Fábio Pimentel e candidata Carina Vitral

O presidente Fábio Marcelo Pimentel e parte da diretoria do sindicato dos servidores estatutários municipais de Santos (Sindest) estiveram com os candidatos do PCdoB a deputado federal e estadual na semana passada.
Eles receberam Orlando Silva e Carina Vitral, na sexta-feira (16), e se comprometeram a apoiar suas candidaturas. “Fazemos isso como cidadãos e não como sindicalistas”, disse Fábio.
O sindicalista entende que os 14 mil servidores, entre pessoal da ativa e aposentados, têm as mais diferentes opções partidárias e preferências por candidaturas.
“Por isso, como dirigentes sindicais, não podemos apoiar ‘a’, ‘b’ ou ‘c’. Mas, como cidadãos, temos o direito e até obrigação de apontar candidaturas positivas para o funcionalismo”, disse.
Fábio destacou a importância de Orlando Silva como ex-ministro dos esportes de Lula e deputado federal: “Foi um dos parlamentarem mais aguerridos contra as reformas trabalhista e previdenciária”.
Orlando Silva de Jesus Júnior, 46 anos, foi ministro do Esporte de Lula e eleito deputado federal em 2014. Foi o único presidente negro da União Nacional dos Estudantes (Une).
Na visita aos dirigentes do Sindest, Orlando criticou “o retrocesso econômico e a reforma trabalhista, que transferem para os trabalhadores o ônus da crise”.
Carina Vitral Costa, 29 anos, foi presidenta da Une entre 2015 e 2017. Foi presidenta da União Estadual dos Estudantes de São Paulo entre 2013 e 2015. Foi membro do Conselho Municipal da Juventude de Santos.
Na presidência da Une, foi contra a redução da maioridade penal, do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Na eleição municipal, ficou em segundo lugar.
Na visita, Carina falou sobre a importância do funcionalismo para a eficiência dos serviços públicos: “É uma categoria para ser valorizada em todos os níveis”.

Responsáveis: Fábio Marcelo Pimentel e Rogério Catarino.
Redação: Paulo Passos MTb 12.646, matrícula sindical 7588 SJSP.