Ator Alexandre Borges interpretará médico preso no navio e que salvou várias pessoas
O navio ‘Raul Soares’, sucata onde foram presos sindicalistas, comunistas e democratas de Santos (SP), nos primeiros meses da ditadura iniciada em 1964, é tema de filme com lançamento previsto para 2019.
Para falar sobre o assunto, o jornalista Francisco ‘Chicão’ Aloise, autor do livro ‘Cárcere flutuante’, que serve de base para o roteiro do filme, estará no Sindest, na noite desta sexta-feira (22).
Sindest é o sindicato dos servidores estatutários municipais de Santos, cujo diretor financeiro, Carlos Roberto ‘Beto’ Santos, será um dos atores do filme.
A solenidade de lançamento de uma edição especial do livro, a partir das 19 horas, terá uma estrela, mas não de cinema, que é o médico norte-americano Thomas Maack, um dos presos no navio Raul Soares.
Ele será o principal personagem do filme, vivido pelo ator Alexandre Borges, e mora em Nova Iorque, onde buscou exílio após desativação do navio prisão.
Ele atendeu vários prisioneiros que adoeceram por causa das torturas e das péssimas condições de vida na embarcação, construído em 1900 pela empresa Hamburg Süd.
“Ele salvou a vida de muitos prisioneiros”, diz Aloise “ao recomendar que fossem retirados do navio e internados em hospitais da cidade. Foi um herói que preferiu o anonimato”.
Alemão de nascimento, Thomas Maack ganhou cidadania norte-americana e é professor emérito da Cornell Universidade, de Nova Iorque.
Para o presidente do sindicato, Fábio Marcelo Pimentel, “é um orgulho participarmos da recuperação de memórias, embora repulsivas, de um período recente do país”.
O diretor Beto Santos está “bastante empolgado com a participação no filme. Estou ansioso para atuar num enredo que faz parte da história do Brasil e mais precisamente da nossa cidade”.
O Sindest fica na Rua Monsenhor Paula Rodrigues, 73, Vila Mathias, Santos.
Sindicato dos Servidores Estatutários Municipais de Santos (Sindest, filiado à Fupesp e NCST).
Rua Monsenhor de Paula Rodrigues, 73, Vila Mathias, Santos, 13-3202-0880, contato@sindest.com.br , www.sindest.com.br .
Presidente: Fábio Marcelo Pimentel. Diretor de imprensa: Rogério Catarino.
Redação: Paulo Passos MTb 12.646, matrícula sindical 7588 SJSP.
Fotos: Caio Gabriel

2 de resposta Comments

• Márcia Martins Costa  28 de setembro de 2017 às 17:28

Gostaria de visitar a exposição de quadros e de comprar o livro, ainda é possível? Até quando ficará a exposição?

• Caio Pimentel  24 de novembro de 2017 às 14:41

Márcia, boa tarde!
      Desculpe a demora, a exposição é permanente em nossa sede. O Sindicato funciona no horário administrativo. Aguardamos a sua visita.

At.,