‘Absurdo’, ‘atropelo’, ‘ruptura’, ‘aberração’ e ‘desrespeito’ foram palavras usadas pelo presidente do sindicato dos servidores estatutários municipais de Santos (Sindest), Fábio Marcelo Pimentel, ao saber, pela imprensa, da proposta salarial enviada à câmara, pelo prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), na noite desta quinta-feira (30), para a data-base de fevereiro.
“Sorrateiramente, na calada da noite, o prefeito nos surpreendeu com uma atitude que eu não via desde antes de 1988, quando a constituição federal criou os sindicatos de funcionários públicos”, diz o dirigente. “Foi uma ruptura absurda, um verdadeiro desrespeito com os sindicatos e os servidores, que não esperavam essa aberração, essa interrupção inesperada”.
Na manhã desta sexta-feira (31), Fábio reunirá a diretoria do Sindest para “definir o que fazer diante do atropelo intempestivo das negociações. Tínhamos uma mesa-redonda no ministério do trabalho marcada para a semana que vem, parte da categoria está em greve e o prefeito trata a situação dessa forma, como se os sindicatos e os servidores fossem zero à esquerda”.
O projeto de lei, que foi apresentado aos vereadores apenas em forma de minuta, e que será protocolado oficialmente no legislativo na segunda-feira (3), fixa abono salarial de 2% ao mês, entre 1º de julho e 30 de setembro. E 5,35% ao mês, entre 1º de outubro e 30 de novembro. Em 1º de dezembro, os 5,35% serão incorporados aos vencimentos.
O valor do auxílio-alimentação dos servidores que cumprem jornada semanal de 30 a 40 horas será de R$ 422,40, reduzido em 50% para aqueles com jornadas entre 20 e 30 horas por semana. A cesta básica foi fixada em R$ 263,40. O reajuste é retroativo a fevereiro.
O reajuste e o abono não serão aplicados nos salários dos cargos comissionados de livre provimento, mas valerão sobre o salário base dos servidores estatuários ocupando cargos em comissão.

Sindicato dos Servidores Estatutários Municipais de Santos (Sindest NCST).
Rua Monsenhor de Paula Rodrigues, 73, Vila Mathias, Santos, 13-3202-0880, contato@sindest.com.br , www.sindest.com.br .
Presidente: Fábio Marcelo Pimentel. Diretor de imprensa: Rogério Catarino. Redação: Paulo Passos MTb 12.646, matrícula sindical 7588 SJSP.