O secretário de gestão da prefeitura de Santos, Carlos Teixeira Filho ‘Cacá’, garantiu, na manhã desta segunda-feira (20), em mesa-redonda no ministério do trabalho, com o sindicato dos servidores estatutários municipais de Santos (Sindest), que apresentará, na próxima segunda-feira (27), nova proposta para a data-base de fevereiro.
Ele ponderou, ao gerente do escritório ministerial na cidade, Gionei Gomes da Silva, que a prefeitura não teve “tempo hábil para formular uma proposta” e que precisa de “estudo minucioso” por parte de comissão do executivo criada com essa finalidade. Gionei marcou então a próxima mesa-redonda.
Mesmo considerando “esquisito” o argumento do secretário, o presidente do sindicato, Fábio Marcelo Pimentel, aceitou participar da próxima reunião. “Esquisito porque a prefeitura está com as nossas reivindicações desde novembro do ano passado e, mesmo assim, alega falta de tempo hábil para analisá-las”.
“De qualquer forma”, justifica o sindicalista, “como investimos nas negociações, continuaremos dialogando. Mas esperamos que as conversas não se arrastem por mais tempo, pois a categoria está impaciente”. A mesa-redonda foi requisitada pelo Sindest na segunda segunda-feira da semana passada (13).
A primeira reunião ocorreu na quinta-feira (16), quando Cacá, junto com os secretários de finanças e saúde, Maurício Franco e Fábio Alexandre Fernandes Ferraz, apenas reapresentaram proposta que já havia sido rejeitada por assembleia dos estatutários: 5,35% sobre o vale-refeição e a cesta-básica, mas nenhum percentual nos salários.
Fábio Pimentel aguarda para a tarde desta segunda-feira (20) uma resposta do presidente da câmara municipal, Adilson Júnior (PTB), a requerimento do Sindest sobre mediação do poder legislativo no conflito. O sindicato também requereu intermediação do ministério público do trabalho (mpt).

Sindicato dos Servidores Estatutários Municipais de Santos (Sindest NCST).
Rua Monsenhor de Paula Rodrigues, 73, Vila Mathias, Santos, 13-3202-0880, contato@sindest.com.br , www.sindest.com.br .
Presidente: Fábio Marcelo Pimentel. Diretor de imprensa: Rogério Catarino. Redação: Paulo Passos MTb 12.646, matrícula sindical 7588 SJSP.