Greve na primeira ou segunda semana de março será proposta pela direção do Sindest em assembleia na segunda-feira

Das 14 às 18h30 desta sexta-feira (17), o sindicato dos servidores estatutários municipais de Santos (Sindest), que representa dez mil trabalhadores da ativa e quatro mil aposentados, fará ato público na praça Mauá, diante do paço municipal.
Segundo o presidente do sindicato, Fábio Marcelo Pimentel, será uma apresentação artística e circense, bem humorada, criticando a postura do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) em relação à campanha salarial deste ano.
Na segunda-feira (20), às 18h30, haverá assembleia para definir as próximas atividades do movimento. O sindicalista adianta que a diretoria fará proposta de greve, para a primeira ou segunda semana de março, além de nova manifestação na praça.
Fábio reclama que a prefeitura está intransigente e que isso prejudica, além da categoria, o comércio e a população. Por isso, o ato desta sexta-feira será aberto à população: “O comércio também perde com a queda do poder aquisitivo do funcionalismo”.
O presidente do Sindest defende que a população também participe da manifestação desta sexta-feira, alegando que ela será prejudicada em caso de greve: “O povo precisa saber que, se isso acontecer, a culpa não será nossa, mas sim da falta de respeito da prefeitura com o servidor”.
“Até agora”, reclama o sindicalista, “o prefeito sequer aceitou negociar, apesar da data-base de 1º de fevereiro já ter passado. Os salários do mês, portanto, não terão aumento. Nem sequer a correção inflacionária ele propõe”.
Fábio garante que a prefeitura “tem recursos para repor as perdas inflacionárias da categoria e conceder um aumento real. O orçamento municipal para 2017 é de R$ 2 bilhões e 800 milhões. Só não o faz porque não quer”.

Sindicato dos Servidores Estatutários Municipais de Santos (Sindest NCST).
Rua Monsenhor de Paula Rodrigues, 73, Vila Mathias, Santos, 13-3202-0880, contato@sindest.com.br , www.sindest.com.br .
Presidente: Fábio Marcelo Pimentel. Diretor de imprensa: Rogério Catarino. Redação: Paulo Passos MTb 12.646, matrícula sindical 7588 SJSP.