assembleia4

Em assembleia na noite desta quinta-feira (21), os servidores municipais estatutários de Santos recusaram 9% de reposição salarial e decretaram ‘estado de alerta’.
O índice foi proposto pelo secretário municipal de gestão, Fábio Alexandre Fernandes Ferraz, em negociação com a direção do sindicato da categoria (Sindest), na manhã desta quinta (21).
A prefeitura ofereceu ainda 10% no auxílio-alimentação, elevando-o para R$ 395, e 10% na cesta-básica, aumentando-a para R$ 242. O presidente do sindicato, Fábio Marcelo Pimentel, repudiou a oferta.
“Rejeitamos a proposta já na mesa de negociação”, disse o sindicalista na assembleia, que lotou o auditório do sindicato dos trabalhadores em saúde (Sintrasaúde).
“Trouxemos os índices para esta assembleia por pura formalidade, mas tínhamos autorização anterior para recusar os termos da proposta”, explicou Fábio Pimentel.
“Queremos reajuste salarial e não simples reposição do índice inflacionário, o qual, diga-se de passagem, a prefeitura não contemplou com os 9%”, discursou o presidente do Sindest.
“Até agora, foram feitas três negociações com a prefeitura, sendo as duas primeiras antes de 15 de janeiro. Foram meros ensaios, pois nós e o executivo não tínhamos ideia de que a inflação chegaria a 11%”.
A primeira proposta, também recusada pela diretoria do sindicato, sem necessidade de assembleia, foi de 7,8%: “O pessoal já havia decidido não aceitar nada inferior ao índice inflacionário”.
“A segunda proposta, de 8%, e esta terceira, de 9%, também foram inaceitáveis. A administração municipal ainda tem gordura pra queimar, mas a categoria tem que ser firme, decretando o ‘estado de alerta’”.
A próxima negociação está marcada para a manhã de quinta-feira da próxima semana (28). Na sexta (29), haverá nova assembleia, às 18h30, no mesmo Sintrasaúde.
Se não houver acordo, haverá outra assembleia em 4 de fevereiro. As reivindicações para a data-base de fevereiro foram aprovadas em novembro e encaminhadas naquele mês à prefeitura.

Sindicato dos Servidores Estatutários Municipais de Santos (Sindest, filiado à Fupesp e NCST).
Rua Monsenhor de Paula Rodrigues, 73, Vila Mathias, Santos, 13-3202-0880, contato@sindest.com.br , www.sindest.com.br .
Presidente: Fábio Marcelo Pimentel.

Diretor de imprensa: Rogério Catarino.
Redação: Paulo Passos MTb 12.646, matrícula sindical 7588 SJSP.

Colaborou: Mário Ribeiro MTb 15.381 SP